Como vejo meu passado? O que eu aprendi? O que eu quero para o futuro?

Boa noite a todos!

Não sei nem por onde começar, na realidade sei sim, Matheus muito obrigado por me dar a oportunidade de dizer tudo aquilo que eu tenho preso em meus pensamentos, quase tudo 🙂

Hoje um amigo conversando comigo me disse que está desistindo da área de T.I, isso me deixou triste, pois ele disse que é formado e não tem perspectiva de crescimento, acredito que ele tenha culpa sim, mas do mesmo jeito o governo é culpado e as empresas também são, com essa afirmação dita pelo Matheus eu disse que iria ajuda-lo a seguir uma boa carreira em T.I, espero que ele acredite em mim e quem estiver lendo esse post também acredite.

Vamos iniciar verificando as pessoas da idade de 18 aos 25 anos, são garotos que assim como eu fui estão indo para a faculdade, querem um carro ou uma moto para sair no final de semana com a namorada ou ir para as baladas, querem um celular de última geração mas não usam nem 50% de sua capacidade com coisas importantes, vão para a academia para ficarem com um corpo legal, tudo isso faz muito bem para o ego – acreditem eu sei pois eu mesmo já fiz tudo isso que mencionei acima 🙂 –  hoje posso dizer que faria tudo de novo mas, com uma pitada de sabedoria que adquiri apanhando da vida durante esses longos 30 anos, acredito que nas escolas deveriam iniciar na 8 série todo semestre aulas de educação financeira – “Sei que isso gera polemica pois hoje nem os professores conseguem ministrar aulas, mas não vem ao caso nesse post agora” – Com essa educação os jovem pensariam em seus futuros, que na minha opinião se continuar da maneira que está indo serão tempos cada vez mais difíceis, mas voltando ao início a necessidade de entendimento sobre educação financeira já nos daria uma grande vantagem perante outros países

O que é educação financeira para mim? Saber ser feliz e poupar recursos ou fazer investimentos, não quero que você aos 18 / 20 anos junte dinheiro e pare de sair com amigos, NÃO, todos nós devemos ser feliz e fazer coisas que nos dão prazer pois não sabemos o dia de amanhã, seja feliz, mas, por que não com um pouco de cautela?

Com essa primeira educação aprendida, – ” aprendi a ter essa educação financeira uns 9 meses atrás somente” – posso dizer que parabéns você já deu um grande salto para ter um grande futuro.

Agora vamos entrar no enredo e falar sobre a carreira, já que você iniciou o processo de educação financeira, hoje em T.I você falar inglês é algo que não tem o que discutir é necessário, mas, lembro de mim com 25 anos onde eu dizia: – Eu não consigo falar inglês, como vou disputar no mercado contra os “boyzinho” que a mãe e o pai pagaram intercambio? Até que decidi encarar de frente o inglês e comecei a arranhar a fala conseguindo assim meu primeiro emprego atendendo contas internacionais com isso meu inglês melhorou e hoje eu falo me comunico, mas ainda assim não sou fluente devido a não utiliza-lo com frequência, (Leonel seu burro, vai estudar) qual a conclusão disso jovens? Estudem a língua inglesa é necessário para T.I.

Ok, agora você está Feliz, controlando suas finanças e falando inglês e mesmo assim o mercado não aceita você?

Outro ponto difícil é a busca do mercado por profissionais qualificados e também os vagabundos, existem pessoas que querem muito estar trabalhando mas não conseguem disputar pois tem somente uma faculdade e o dinheiro não está no momento bom para tirar certificações que estão com preços altos devido ao dólar (mas você está poupando né? J). As empresa procuram profissionais que tem faculdade e N certificações, entendo a empresa pois também fui sócio de uma e as vezes contratamos uma pessoa, qualificamos ela e simplesmente ela sai e vai para o mercado – “Essa pessoa está certa ela tem que crescer e quem deve manter o profissional/talento é a empresa” -, mas na T.I temos pessoas que deveriam trabalhar em Marketing pois elas se vendem como ninguém e profissionalmente não desempenham o que se foi dito, difícil, para isso minha dica é seja verdadeiro, compartilhe seu conhecimento, aprenda cada vez mais, esteja preparado para um novo desafio sempre e tenha foco no que você deseja seguir não fique só reclamando faça alguma coisa não deixa o cansaço te vencer.

Maravilha estou traçando aqui uma carreira de sucesso, você entende sobre a finanças, fala inglês e foi chamado para trabalhar em uma empresa onde você vai colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu, mas a empresa lhe oferece o seguinte:

Salário: R$3, 500.00

Transporte: Fretado

Vale Refeição e Vale Alimentação: R$200.00 / R$200.00

Plano de Saúde e Odontológico

Participação nos resultados ou lucros

Previdência privada

Plano de carreira bem definido (*)

Um jovem olhando para essa proposta ele vai logo dizer que o salário é baixo pois o “líquido” será de R$2, 800.00 e hoje com esse dinheiro você não compra um celular top. Temos aqui outros pontos importantes, para se constituir uma família e pensar mais ainda em nosso futuro devemos ter uma boa previdência, um bom plano de saúde a acima de tudo um bom plano de carreira (empresa e pessoal) benefícios assim fazem toda diferença, pense nisso, um salário alto sem um controle pode fazer com que você continue passando necessidades hoje por exemplo dou muito valor a uma empresa que me oferece auxilio creche, pensem nisso jovens.

(*) Mas senhoritas empresas um plano de carreira é algo difícil de se ver acontecer, já vi situações onde uma pessoa sobe mais um degrau pois é amigo do chefe, já vi empresas não confiar em seus funcionários e não lhe proporcionar algo novo que lhe brilhe os olhos e ocupe a mente, ser coordenador e gerente são papéis de extremo respeito mas que hoje está sendo ocupado por pessoas que não olham para seus subordinados como os responsáveis pelo sucesso dele e simplesmente mantem seu time na mesmice.

Com todos esses pontos que mencionei temos:

– Aprenda a ter uma educação financeira

– Fale inglês

– Estude, tenha um objetivo, um foco, se certifique, compartilhe seu conhecimento

– Entre em uma empresa e faça acontecer, mostre para empresa sua vontade e peça apoio ao seu gerente (coach) quanto ao seu plano de carreira

– Seja feliz, mas com inteligência

Não é por que mostrei algumas dicas que não terão dificuldades, isso é o que mais você terá mas continue centrado e olhando para o seu objetivo que quando você chegar e olhar para trás vai ver que hoje você está mais forte devido a toda dificuldade que você passou.

Obrigado a todos que perderam alguns minutos para ler meu post e fico a disposição para compartilhar mais sentimentos sobre carreira e T.I

Leonel Conti – leonel.p.conti@gmail.com

Leave a Reply

