Não desperdice meu tempo!!! – Mas o que é desperdício?

Atualmente nas companhias o tempo é algo precioso e precisamos planeja-lo ou ao menos tentar controlar o tempo para não se perder ou desperdiça-lo durante o dia, não deixando de lado os momentos pessoais (família, amigos e diversão) que nos ajudam a ter um controle profissional e pessoal.

Mas não estou aqui para controlar seu tempo, quero mostrar o que são desperdícios durante o seu expediente.

No Português:

desperdício

des.per.dí.cio

sm (der regressiva de desperdiçar) 1 Ato ou efeito de desperdiçar; esbanjamento. 2 O que não se aproveita; resto, resíduo, rebotalho, refugo. 3 Perda (por vazamento, encolhimento, desaproveitamento etc.): Desperdício de calor. sm pl Fios que, não servindo para tecelagem, se empregam na limpeza de máquinas; estopa. Var: esperdício, esperdiçamento.

Em nosso dia a dia segundo o LEAN IT podemos classificar como:

  • Super produção:

Produzir mais do que o cliente precisa acaba gerando e causando o desperdício. Instalação de softwares desnecessários onde o usuário não irá desfrutar e nem agrega no seu dia a dia.

  • Espera:

Quando esperamos a conclusão de um processo ou para dar a continuidade no mesmo precisamos esperar que um processo anterior seja concluído também temos um GAP que é considerado desperdício do tempo, por isso na TI existem automações, que tem a função de eliminar esses GAP’s. Em casos graves a parada do sistema (onde devemos esperar o retorno) é um ponto a ser considerado desperdício.

  • Movimentação:

Uma empresa que não tem procedimentos, Instruções de trabalhos e uma política definida gera um grande desperdício pois as pessoas terão problema para buscar informações e haverá mudança constante de prioridade.

  • Transporte:

A movimentação de documentos físicos entre departamentos em algumas companhias ainda existe, talvez por falta de um controle via sistema, mas, essa movimentação gera uma demanda de pessoa e tempo.

  • Inventário:

O armazenamento de serviços não utilizados pelo cliente no catálogo de serviço é considerado desperdício de inventário por isso o controle de serviço é um ponto importante na companhia.

  • Retrabalho:

Está é uma palavra conhecida, o retrabalho é considerado e sempre foi um desperdício a execução de um trabalho mal feito é o ponto de maior atenção de desperdício.

  • Super processamento:

A diferença entre a super produção é o quesito intelectual, exceder por exemplo um nível de acordo de serviço é um exemplo comum de super processamento, mas para o cliente é um grande benefício, mas causa uma reavaliação do cliente aumentando o nível acordado fazendo com que não seja possível atingir a meta no próximo report.

  • Intelectual:

Na minha opinião o pior dos desperdícios é o intelectual, conhecer as pessoas e aproveitar ao máximo do que elas são capazes é ótimo para a empresa e para o próprio funcionário. Para e empresa, pois está crescendo com o desempenho do funcionário, e o funcionário que fica motivado pelo reconhecimento que a empresa tem por ele.

Para dúvidas, comentários, sugestões e críticas estou à disposição.

Advertisements

One thought on “Não desperdice meu tempo!!! – Mas o que é desperdício?

  1. Olá Leonel, tudo bem? Parabéns pelo texto, acho que o tema desperdício é extremamente relevante quando falamos de produtividade. Mas podemos aprofundar um pouco mais as origens do desperdício?

    Por quê somos tão gastões? Por quê (olhando a sua listagem somente) deixamos o retrabalho e o desperdício intelectual ser parte integrante de nossas atividades diárias?

    Sabe, o que tenho visto por ae, é que, apesar de não assumirmos, nós, brasileiros acreditamos que planejar não é necessário, e quando não se planeja, corre-se o risco de trabalhar, retrabalhar e por fim fazer de novo, concorda?

    Mais do que isso, por vezes, por uma condição salarial, vejo pessoas com conhecimento relevante em posições irrelevantes e vice-e-versa, isso também é uma forma de desperdício não é?

    E não é somente relacionado com IT, isso é geral, como poderíamos então eliminar este desperdício? Quais as atitudes e competências pessoais poderiam ser extrapoladas para o ambiente corporativo?

    Um abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s